Mais Uma Conquista Fruto da Luta do MST – Camponesa FM 95,7

Mais Uma Conquista Fruto da Luta do MST

 

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, entregou, na última sexta-feira (25), 24 projetos de caprinocultura leiteira no município de Cratéus, distante 354 km de Fortaleza. Foram beneficiados os assentamentos Palmares e Dom Antonio Batista Fragoso. O evento contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira,  prefeito de Crateús Marcelo Machado, superintendente do Incra Ceará Marcos Calls, do diretor de Obtenção do Incra Nacional Clóvis Cardoso, representante do MST Nacional Alexandre Conceição, deputado estadual Carlos Felipe, além de demais autoridades nacionais, estaduais e municipais.

Para o secretário Dedé Teixeira, a entrega em Crateús é a 7ª realizada pela SDA em 2017 e representa a garantia de uma evolução na vida dos assentamentos, que lutam diariamente por novas conquistas. “Parece ser algo pequeno, mas que tem um valor imensurável para essas famílias que vão receber 15 cabras e 1 reprodutor. O que vai importar para vocês não esses primeiros animais e sim a próxima geração que virá desses caprinos de altíssima qualidade. Isso sim, vai representar aumento de renda, melhoria de vida e qualidade para todo o assentamento”.

A sétima entrega do convênio entre a SDA e o Instituto Nacional da Reforma Agrária (Incra) que atendem aos assentamentos Palmares, com 20 projetos, e Dom Antônio Batista Fragoso, com 4 projetos, em Crateús, teve o investimento de mais de R$316 mil reais. Segundo o superintendente do Incra Ceará, Marcos Calls, esse é uma das principais ações para os assentamentos. “Independente de partido político ou situação, temos sempre que olhar para os que lutam e precisam, e esses assentamentos são sinônimo de garra e coragem, e qualquer projeto que chegar aqui será pouco para a batalha diária de cada um de vocês”.

O agricultor Francisco Sousa, casado a 30 anos com a também agricultora Cosmo Tomé, vibraram e agradeceram bastante pela conquista. “É importante demais esse tipo de ação para quem vive da terra, dos bichos, da agricultura. Nós vivemos assim desde pequenos, criamos nossos filhos assim e criar caprino agora vai ser mais um conquista e mais uma forma de aumentar a nossa renda”, comemorou o agricultor que planta milho, feijão, jerimum, melancia, tangerina e agora vai começar a criação de cabras.

Ao todo, o convênio SDA-Incra prevê a entrega de 810 projetos produtivos em assentamentos da reforma agrária, sendo 323 em caprinocultura, 330 de galinha caipira, 141 em apicultura, sete de quintais produtivos, seis em fruticultura e três de forragicultura. Ainda são aguardadas as entregas dos projetos produtivos em Antonina do Norte, Aratuba, Canindé, Crateús, Guaiúba, Icó, Itarema, Jati, Madalena, Monsenhor Tabosa, Ocara e Santa Quitéria.

“O objetivo é apoiar iniciativas de estímulo à produção agroecológica e a estruturação de cadeias produtivas de relevante interesse econômico e social, de forma a contribuir para o resgate da dignidade humana e social de 810 famílias assentadas com o perfil do programa Bolsa Família”, cita o projeto da Coape.

A seleção das famílias é realizada pelos próprios movimentos sociais e o Incra é a entidade responsável por indicar se os beneficiários estão aptos a receber o benefício.

Ainda na sexta-feira, 25, o município de Tamboril recebeu o projeto. Ao todo foram beneficiados 11 famílias do Assentamento Monte Alegre.

Fonte:http://www.sda.ce.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *